Visamos aprimorar a capacidade de sua organização para a gestão de recursos públicos.

 

CURSO - ESTRATÉGIA DE OPERACIONALIZAÇÃO DA FERRAMENTA

TRANSFEREGOV.BR DO GOVERNO FEDERAL

Estratégias para Captação de Recursos de Emendas Parlamentares Federais na LOA 2023 (4).jpg

Curso na sua própria cidade, com até 20 pessoas da Gestão.

 

Valor previsto do serviço: R$ 15.000,00 (quinze mil reais), com as despesas de deslocamento do instrutor até a sua cidade, hospedagem e alimentação incluídos no valor apresentado. O contratante ficará responsável pela mobilização local, espaço e equipamentos para a realização das atividades.

 

A programação consite em 03 (três) dias, consecutivos, entre 08h e 17h.

 

Ementa: O curso abrange a operacionalização da mais nova ferramenta tecnológica para operacionalização das transferências da União para Estados, Municípios, Organizações da Sociedade Civil e Entidades do Sistema “S”, chamada TRANSFEREGOV.BR. Com a publicação do Decreto Federal nº 11.271/2022, o Transferegov.br deu novo nome e funcionalidades a anterior Plataforma +Brasil, como forma de atender aos requisitos do padrão gov.br, além de deixar mais intuitiva a relação entre a marca e o tema das transferências. O Portal de Convênios do Governo Federal surgiu do antigo Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), criado no ano de 2008.

 

Público-alvo: Prefeitos(as), Secretários(as) Municipais e Estaduais, Gestores(as) e Técnicos(as) Municiais e Estaduais, Gestores(as) de Convênios, Assessores(as), Captadores de Recursos, Vereadores(as), Deputados(as) Estaduais, Gestores de Organizações da Sociedade Civil, ONG’s, OSCIP, dentre outros interessados no assunto.

 

Entidades aptas a receberem os recursos reservados:  Prefeituras Municipais e suas secretarias e órgãos subordinados da administração direta e indireta; Governos Estaduais e suas secretarias e órgãos subordinados da administração direta e indireta; organizações da sociedade civil; instituições privadas sem fins lucrativos; empresas públicas, consórcios públicos, organizações do Sistema “S” (SEBRAE, SENAC, SENAI, SESI, SESC, SEST/SENAT, SESCOOP, SENAR, dentre outros).

 

Conteúdo Programático

 

1 – Apresentação das Ferramentas e nova Base legal;

 

2 – Apresentação do Sistema estruturador – SIGPAR - instituído pelo Decreto Federal nº 11.271/2022, que estrutura as atividades de planejamento, coordenação, orientação e gestão das parcerias que contam com recursos da União, tendo como órgãos central a Secretaria de Gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

 

3 – Apresentação do Sistema estruturante – TransfereGOV.br (conhecidos anteriormente como Plataforma +Brasil e SICONV);

 

4 – Apresentação dos Instrumentos das parcerias internalizadas no Transferegov.br: Convênio, Contrato de Repasse, Termo de Parceria, Termo de Fomento, Termo de Colaboração, Fundo Nacional de Segurança Pública, Fundo Penitenciário Nacional, Fundo Nacional Antidrogas e Fundo de Amparo ao Trabalhador; Transferências Especiais, Termo de Compromisso Cultural, Plano de Ações Articuladas e Convênios de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

5 – Novo Módulo de Cadastramento;

 

6 – Operacionalização das Transferências Discricionárias e Legais (voluntárias):

 

6.1 – Atos Preparatórios: Conceitos Gerais; Cadastro dos dados da Proposta, do Plano de Trabalho pelo proponente: conhecendo o Cronograma Físico, o Cronograma de Desembolso e o Plano de Aplicação Detalhado (PAD)na Plataforma TransfereGOV.br; Cadastro do Termo de Referência, Noções de Projeto Básico e Envio da Proposta pelo proponente;

 

6.2 – Celebração: Análise e ajuste da Proposta e do Plano de Trabalho na Plataforma +Brasil; e Formalização e celebração do instrumento.

 

6.3 – Processos de Compras (execução): Preparação para Execução e Processo de Execução, envio para aceite, Registros do Contrato dos credores e do Documento de Liquidação;

 

6.4 – Execução do Instrumento: Como ocorre a liberação de recursos; Pagamento de fornecedores por meio de Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV);

 

6.5 – Alterações por Ajustes do Plano de Trabalho, Termo Aditivo ou Solicitação de Rendimentos Financeiros;

 

6.6 – Relatórios de Execução, Acompanhamento, Fiscalização e Notificações;

 

7 – Prestação de Contas: Documentação e informações para a preparação da prestação de contas; Como fazer o registro da prestação de contas; problemas mais encontrados e dicas para uma prestação de contas regular; Resolvendo inadimplências anteriores da gestão atual.

 

Realização:  E-SUASSUNA SOLUCOES EMPRESARIAIS LTDA

                    (CNPJ 42.412/044/0001-79).

 

 

Conheça e monte a estratégia para esses recursos chegarem a sua Cidade, Estado ou Instituição.

 

Turma 01.jpeg

Afinal, o que é o Transferegov.br?

 

É a mais nova ferramenta tecnológica para operacionalização das transferências da União para Estados, Municípios, Organizações da Sociedade Civil e Entidades do Sistema “S”.

 

Com a publicação do Decreto Federal nº 11.271/2022, o Transferegov.br deu novo nome e funcionalidades a anterior Plataforma +Brasil, como forma de atender aos requisitos do padrão gov.br, e também deixar mais intuitiva a relação entre a marca e o tema das transferências. O Portal de Convênios do Governo Federal surgiu do antigo Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), criado no ano de 2008.

 

Com essas mudanças, e novas funcionalidades, é necessário que as equipes que atuam na gestão de convênios, contratos de repasse, termos de fomento, parceria e colaboração façam uma nova capacitação para operacionalizar a nova ferramenta tecnológica.

 

 

email.png

Cadastre seu email

e receba novidades diariamente no seu email